REUNI
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UnB, UFPA, UFCE, UFAL, UFPB, UFMG.

Ir para baixo

UnB, UFPA, UFCE, UFAL, UFPB, UFMG. Empty UnB, UFPA, UFCE, UFAL, UFPB, UFMG.

Mensagem  julioclausi 13/9/2007, 2:44 pm

Atividades políticas marcam Dia Nacional de Paralisação

Docentes de universidades federais das diferentes regiões do país paralisaram suas atividades hoje (13/09), em protesto contra a postura do governo federal de não abrir negociações efetivas com a categoria.

Os professores reivindicam reajuste salarial imediato e a revogação do decreto que instituiu o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI e da portaria interministerial que criou o banco de professor equivalente.

Os docentes da Universidade de Brasília - UnB se reuniram na porta do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MPOG, a partir das 10h, para acompanhar a terceira reunião da diretoria do ANDES-SN com o secretário-executivo do órgão, Duvanier Paiva Ferreira.

O propósito dos professores era pressionar representante do MPOG a negociar com a categoria, já que, até o momento, o governo federal tem afirmado que não dispõe de recursos para aprovar um reajuste salarial para 2007. Além disso, o governo não apresentou contraproposta às reivindicações da categoria docente, protocolada desde maio.

Pelo Brasil - No mesmo horário, os professores da Universidade Federal do Pará – UFPA realizaram uma assembléia geral para avaliar o processo de negociação com o governo e, se for o caso, definir a data para o início da greve na instituição.

Os docentes da Universidade Federal do Ceará – UFCE também se reuniram em assembléia para discutir a Campanha Salarial 2007 e a construção da greve da categoria. Na Universidade Federal de Alagoas – UFAL, os professores compareceram à sede da seção sindical, para efetivar uma vigília simbólica.

A Associação dos Docentes da Universidade Federal da Paraíba - ADUFPB aproveitou a mobilização da comunidade acadêmica para discutir o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI, um dos pontos da pauta de reivindicação da categoria.

O evento, que começou às 9h, contou com a presença dos debatedores Jaldes Reis de Meneses, membro do Consuni da UFPB, e do professor Antônio Lisboa, representante do ANDES- SN. Antes da realização do debate, os docentes promoveram um arrastão pelos corredores da universidade, convidando professores, funcionários e alunos a participar.

Na Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso, durante a paralisação nacional, os docentes optaram por realizar uma assembléia, às 14h, para discutir a reforma universitária.

Mesmo os professores da Universidade Federal de Uberlândia, que se encontram em férias, decidiram promover uma atividade política para marcar a data: uma reunião ampliada do colegiado na sede da seção sindical para discutir a perspectiva de deflagração de greve dos docentes das instituições públicas de ensino superior.


Fonte: ANDES-SN

http://www.andes.org.br/imprensa/ultimas/contatoview.asp?key=4688

julioclausi

Mensagens : 5
Data de inscrição : 13/09/2007
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos