REUNI
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Depoimento de aluna da UFMG

Ir para baixo

Depoimento de aluna da UFMG Empty Depoimento de aluna da UFMG

Mensagem  Harry 26/9/2007, 2:43 pm

Eu comecei a pedir depoimentos e informações sobre o REUNI nas listas de e-mails das quais participo. A mensagem abaixo é de uma aluna da UFMG que conta o que está acontecendo por lá:

"Oi,
Meu nome é Ana Luíza e eu era do PET-Economia UFMG.

Na UFMG, a reitoria encampou total e completamente o projeto e o defendem até a morte. Para negociar como seria a expansão, optaram pela estratégia de conversar separadamente com cada departamento, de forma a não permitir que houvesse uma articulação entre eles que fosse forte o suficiente para barrar o projeto, se fosse o caso.

Em reunião com a Câmara Departamental de Ciências Econômicas, na qual sou Representante Discente, o Prof. Mauro Braga, pró-reitor de graduação, teve um tom inclusive ameaçador com os presentes e assumiu uma postura bastante estranha quanto a qualidade, didática etc. Querem porque querem aumentar a UFMG e ainda sem a mínima discussão, com um deadline muito muito muito próximo (aliás, o prazo final para os diretores de unidade darem responsta à reitoria é hoje).

Nos enviaram dois projetos de expansão para a UFMG, um em meados de Julho e o outro agora em Agosto, os quais encaminho em anexo para que possam ler (aliás, só encaminho o primeiro, pq o segundo não achei aqui =P). Os dois são muito contraditórios, de qualidade questionável e nenhum deles está nem ao menos assinado pela reitoria. Desse jeito, que garantia dá pra ter??

Não sei como andam as propostas nos outros departamentos da UFMG. O pouco que sei é que a Belas Artes abrirá já para o ano que vem um curso de "Conservação de Patrimônio Móvel", a FAFICH deverá abrir um na linha de gestão pública e o ICEx está se organizando também. Aqui na FACE há algumas propostas: o curso de "relações internacionais" e um curso de "controladoria e finanças", mas pelo jeito isso não vai sair tão cedo. O que acabou sendo votado em uma reunião da assembléia departamental na segunda-feira foi a ampliação das vagas do curso de ciências econômicas, de 80 para 100 vagas anuais, continuando no turno da manhã, tudo constante. E continuaremos conversando sobre o curso de RI, mas isso dependerá também da boa vontade de outras unidades (direito, fafich, geografia etc...).

A proposta em si de expansão da universidade é boa, o problema á a forma como querem que ela seja feita: na UFMG o objetivo é dobrar o número de alunos praticamente mantendo o mesmo número de professores. A qualidade cairá? Muito provavelmente... E isso exigirá também uma adaptação dos métodos didáticos etc... Provas de múltipla escolha... utilização de estudantes da pós como professores, o que é ruim para a qualidade das teses de doutorado, dissertações, já que diminui o tempo de dedicação, prejudicando os futuros professores e além do que é melhor para um aluno de graduação ter aula com um professor que tenha mestrado e doutorado, tudo certinho... enfim... há problemas...
E o pior de tudo é que não há muitas garantias... Pode ser que um curso seja aberto, novas vagas fiquem disponíveis e o governo mude de idéia, troque o governo e os recursos, as vagas para novos professores, nada... é isso..."
Harry
Harry

Mensagens : 5
Data de inscrição : 17/09/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos